Disputa Internacional Nikon x Zeiss x ASML

By EFMS - junho 01, 2017

     Nos últimos mese Nikon, Carl Zeiss e ASML entraram no que pode ser ou melhor já é,  uma longa batalha jurídica internacional. Em abril deste ano a Nikon iniciou uma ação legal contra Carl Zeiss e ASML por infração de patentes de tecnologia de litografia, tal tecnologia é empregada na produção de semicondutores. As vendas da ASML representam 90% do mercado mundial deste setor. 

     Em resposta, Zeiss e ASML acusam a Nikon de infringir múltiplas patentes, incluindo muitas relacionadas à tecnologia dentro das câmeras digitais. Ambas as empresas negam a violação das patentes da Nikon.
As três empresas afirmam que realizaram negociações privadas ao longo dos anos e mesmo com a mediação de um juiz aposentado americano não conseguiram chegar a uma acordo. A Nikon afirma que Zeiss e ASML já pagaram 58 milhões e 87 milhões em 2004.

     A Nikon agora está sob investigação da ITC (International Trade Commission ) americana que deve apresentar laudo sob a acusação em 26 dias e se a Nikon for considerada culpada poderia ter todos seus produtos impedidos de serem vendidos nos Estados Unidos. 

     Um porta-voz da Nikon disse que essa tática de contenção por retaliação é prática normal quando se trata de disputa de patentes entre empresas e que a Nikon tem certeza de não ter infringido nenhuma patente de Carl Zeiss e ASML.

     Fonte Sankei e Reuters

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários