8 de Janeiro - Dia Nacional da Fotografia

By Marcio Saiki - janeiro 08, 2013

    8 de Janeiro - Dia Nacional da Fotografia

     No Brasil esta data é "lembrada"como dia Nacional da Fotografia ou dia Nacional do Fotógrafo. A data não é oficial e calendários antigos já apontaram para o dia 6 e dia 7. A escolha da data também é cheia de incertezas, uns dizem que é por conta da chegada do primeiro daguerreótipo no Brasil que desembarcou no Rio de Janeiro em 16 de Janeiro de 1940, trazido pelo abade Louis Compte, capelão da corveta francesa L'Orientale. Ele realizou 3 demostrações do processo fotográfico onde deixou o Imperador Dom Pedro II, na época com 14 anos, muito impressionado.

     “Finalmente passou o daguerreótipo para cá os mares e a fotografia que até agora só era conhecida no Rio de Janeiro por teoria (…) Hoje de manhã teve lugar na hospedaria Pharoux um ensaio fotográfico tanto mais interessante, quanto é a primeira vez que a nova maravilha se apresenta aos olhos dos brasileiros (…) é preciso ver a coisa com seus próprios olhos para se fazer idéia da rapidez e do resultado da operação. Em menos de nove minutos o chafariz do Largo do Paço, a praça do Peixe, o mosteiro de São Bento (…) se acharam reproduzidos com tal fidelidade, precisão e minuciosidade, que bem se via que a coisa tinha sido feita pela própria natureza, e quase sem a intervenção do artista”.” (Jornal do Commercio, de 17/01/1840).
Foto realizada por Louis Compte em 16 de Janeiro de 1840 - Paço Municipal da cidade do Rio de Janeiro.

     Dois meses depois o Daguerreótipo chega definitivamente ao Brasil, importado para ninguém menos que o próprio Imperador. Este portanto é considerado o primeiro dos fotógrafos brasileiros, ajudou muito a divulgar a fotografia, concedendo títulos e honrarias aos pioneiros da fotografia no Brasil. 
     Então a todos os fotógrafos brasileiros fica aqui a homenagem. Que todos possam mostrar suas imagens cada vez mais belas, demonstrar seu talento tanto no Brasil quanto internacionalmente, que mostrem nosso país, nossa cultura e povo. Para os que moram fora, que tenham cada vez mais oportunidade de mostrar ao mundo o olhar do fotógrafo brasileiro.


Nova turma de fotografia básica, início dia 27 de Janeiro de 2013. Link aqui

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários