Flash TTL - algumas fotos

By Marcio Saiki - julho 05, 2012

     Essa semana sobrou um tempinho para fazermos umas fotos e resolvi utilizar o flash em TTL, como todos sabem eu não sou usuário tão assíduo deste tipo de configuração, mas a partir do momento que me disponho a fazê-lo assim, sei que tenho conhecimento para pelo menos não ser mais um fazendo a mesma coisa de sempre.
     O que esse post mostra é só um pouquinho do muito que estes flashes podem fazer e resolvemos atacar na área que menos se mostra, o controle da cor. Muitas vezes para fazer uma foto bacana nem é preciso muitos flashes, podemos utilizar a luz ambiente e com uma modificaçãozinha torná-la mais interessante.
    Para isto utilizamos um softbox pequeno com um filtro de cor azul. O ambiente tem luz predominantemente branca com leve tom amarelado, já é o suficiente. Uma boa cartela de tons de cinza para um ajuste do whitebalance na pós-produção também é essencial.
    No SB-900 utilizamos o softbox e este flash como master em TTL e +1EV para compensar, num SB-800 colocaremos apenas um grid e em AA +1EV o que é quase a mesma coisa mas aí não se usa o fotômetro da câmera como base e sim um fotômetro interno do flash para fazer a leitura de luz para aquele aparelho.


     Estes kits vem com bastante coisa como snoot, beautydish, domo etc, tudo para ser adaptado para seu flash dedicado. Cuidado para comprar o kit certo para o seu aparelho pois o encaixe (mount) varia de modelo para modelo.




   

Esta foto está com o whitebalance conforme original:

     As fotos passaram por um ajuste de whitebalance no Lightroom através dos cinzas da tabela fotografada. Como utilizamos o filtro azul, a modelo ficou azul e o fundo (background) ficou com a cor ambiente, mas com o ajuste a modelo voltou para o tom próximo do ideal e o fundo ficou muito mais "quente".



     Subimos as escadas e fora também utilizamos o mesmo esquema. Nestas fotos não foi utilizado a luz de recorte.



     Na última foto, além do flash SB-800 como luz de reocrte e da cor de background mais "quente", dei uma ligeira tremida para dar uma sensação de movimento.

     Isto é só uma dica básica, quer saber mais venha a nossa aula dia 14 de Julho de 2012 aqui em Nagoya. Tel: 090-3424-2188 (Saiki) - 090-4267-7073 (Rafael). E-mail: contato@efms.jp

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários