E esse tal de 3D?

By Marcio Saiki - junho 16, 2012

     Outro dia um amigo falou que tinha visto um filme no cinema e que pela primeira vez realmente teve a sensação que o filme 3D vai virar um sucesso. Obviamente ele disse isso também sendo influenciado pelos lançamentos de outros filmes do gênero e pela venda de aparelhos de tv com este atributo, ser 3D.
     Ficou ele um pouco chateado quando eu disse que para a fotografia, o 3D é chamado de fotografia esteréo ou estereoscópica e que esta técnica é quase tão antiga quanto a própria fotografia. Sim, muito, mas muito antiga mesmo! David Brewster começou a desenvolver tal técnica em 1849 e começou a vender tais fotografias a partir de 1851. Consistia em tirar duas fotos praticamente idênticas, diferenciadas horizontalmente por um espaço de 6,5cm(distância interocular). Esta diferença se dá por ser esta a média da distância entre os olhos humanos. Para visualizar tais fotos eram necessários óculos ainda mais antigos, projetados por Leonardo Da Vinci e Geovanni Battista della Porta nos anos 1500.



     Alguém lembra dos livros infantis de capa 3D? sim 3D pois havia uma sensação de profundidade quando visualizávamos aquelas capas onde na parte da gravura havia uma cobertura de um grosso plástico, aquilo também é 3D. Outro livro infantil famoso foi o Olho Mágico que tinha imagens que geravam uma ilusão em 3D.
     
Bom, o tema daria para desenvolver muito mais, mas o que gostaria de deixar em destaque é que estas novas tvs com 3D que estão querendo vender, é mais uma daquelas tecnologias ultrapassadas onde já há um produto melhor mas que a indústria não perde o momento para

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários