12 Filmes

By Marcio Saiki - dezembro 21, 2011

     Hoje decidi separar 12 filmes que tenham no seu enredo algo sobre fotógrafos ou fotografia, contudo terei que fazer uma outra lista em separado com 12 filmes de fotógrafos. A primeira parte não foi fácil escolher mais aqui vai a lista:

1- Janela Indiscreta (1954). Dirigido por Alfred Hitchcock. Atores principais James Stewart e Grace Kelly.

2- Cidade de Deus (2002). Direção de Fernando Meirelles foi indicado a 4 Oscares, mas não levou nenhum. A maioria dos atores eram moradores de favelas do Rio de Janeiro.

3- Cinderella em Paris (1956). Com Audrey Hepburn e Fred Astaire no elenco acho que não preciso dizer mais nada.

4- Triage (2009). Drama sobre a vida de um fotógrafo que volta da guerra cheio de atormentações. Collin Farrell está no papel principal.

5- Apocalipse Now (1979). Dirigido por Francis Ford Coppola este é um filme de guerra imperdível. É uma constelação de grandes atores: Marlon Brando, Martin Sheen, Robert Duvall, Harrison Ford, Dennis Hopper, Laurence Fishburne, Albert Hall, entre outros. Na trilha sonora há a música The End (The Doors). Este ganhou Oscar de Melhor Fotografia.

6- A Pele (2006). Está aí a prova que não se deveria traduzir títulos de filmes, o original se chama: "Fur: An Imaginary Portrait of Diane Arbus". Só pelo título em português, no Brasil, eu passaria por este filme sem dar a menor atenção. No elenco Nicole Kidman e Robert Downey Jr..

7- Depois Daquele Beijo (1966). Em inglês o título é "Blow Up". Na direção, Michelangelo Antonioni.

8- Amador (1979). Para quem curte cinema europeu este é mais um dos belos filmes do diretor Krzysztof Kieslowski, vale a pena ver e pensar a respeito.


9- Homem-Aranha. Sim, o Spiderman é um fotojornalista e por isso entra aqui na lista... rs


10- O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2007). Esse nem sei descrever. Cinema francês, com efeitos especiais, romance, humor.. ah procura aí na sua locadora e assista pois vale a pena.


11- O Último Trem (2009). Um pouquinho de ação tipo supercine nesta lista não faria mal. Bradley Cooper faz o papel principal do fotógrafo, mas vale a pena a cena que aparece a Brook Shields, pra quem tem mais ou menos a minha idade, vale a pena recordar.. rs


12-  La Dolce Vita (1960). Direção do mestre Federico Fellini, um dos atores representa um fotógrafo de notícias de celebridades e no filme o ator principal o chama de paparazzo pois ele fala muito rápido e está sempre inquieto como um tipo de mosquito que leva este nome. Daí surge a expressão paparazzi para estes fotógrafos de celebridades




Vai aqui uma outra lista de 12, agora de filmes documentários.


1- The Decisive Moment - Henri Cartier Bresson


2- Life Throught a Lens - Annie Leibovitz


3- William Eggleston in the Real World


4- Moment of Impact: Stories of the Pulitzer Prize Photographs


5- Darkness and Light - Richard Avedon


6- Manufactured Landscapes


7- War Photographer - James Nachtwey


8- Lixo Extraordinário - Vik Muniz


9- Instantâneos da Realidade - Evandro Teixeira


10- Koyaanisqatsi: Life Out of Balance


11- Streetwise - Mary Ellen Mark


12 Spectre of Hope - Sebastião Salgado


Vai faltar muita coisa, muitos filmes que gostaria de ter incluso como Baraka e outros, mas deixa para uma próxima lista.


  • Share:

You Might Also Like

1 comentários