A aposentadoria de um mito

By Marcio Saiki - dezembro 31, 2010

Em Junho de 2009 a Kodak anunciou que pararia a producao primeiro filme colorido da historia, o Kodakchrome. Ontem, dia 30 de dezembro de 2010, a ultima maquina de revelacao deste filme sera desligada.
Amado por seguidores fieis, o kodakchrome ja nao valia o investimento segundo a fabricante que em 2009 correspondia por apenas 1% do faturamento da empresa.
Agora foi a vez da maquina reveladora sair de cena. No auge dos tempos de revelacao, eram 25 maquinas espalhadas por laboratorios no mundo todo.





Segue texto da folha de Sao Paulo


Lançado em 1935 pela Kodak, o Kodachrome foi o primeiro filme colorido da história
"Faz você pensar que o mundo todo é um dia de sol", cantou Paul Simon em seu hit "Kodachrome", de 1973, lembrou o jornal. A música de Simon carrega ainda o apelo: "mamãe, não leve meu Kodachrome embora".
Mas não tem jeito, o filme vai acabar. O último processador era o laboratório Dwayne's Photo, empresa familiar da pequena cidade de Parsons, Kansas, nos EUA.
Recentemente, dezenas de visitantes e milhares de pacotes chegaram ao Dwayne's. Rolos de filme guardados em freezers e escondidos em armários, por vezes, por décadas, inundaram o local, vindos dos seis continentes, relata o "NYT".
ÚLTIMO ROLO
No auge, cerca de 25 laboratórios em todo o mundo processavam o Kodachrome, mas o último estabelecimento administrado pela Kodak nos Estados Unidos fechou há vários anos, seguido pela unidade do Japão e da Suíça.
Havia restado apenas o Dwayne's. Porém, no ano passado a Kodak parou também de produzir as substâncias químicas necessárias para a revelação do filme, provendo o Dwayne's com material suficiente para continuar o processamento apenas até o fim deste ano.
O mais difícil para o laboratório foi escolher qual seria o último rolo a ser revelado. Por fim,decidiu-se por um filme pertencente a Dwayne Steinle, proprietário do local.
A última foto será uma de todos os funcionários em frente ao Dwayne's vestindo camisetas com o epitáfio: "o melhor slide e filme na história agora está oficialmente aposentado. Kodachrome: 1935-2010".


link do blog corporativo da Kodak falando sobre o filme, http://1000words.kodak.com/post/?id=2388083

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários