Nova Nikon 70-200 VRII x Nikon 70-200 VR

By Marcio Saiki - março 26, 2010

     Raramente posto algo sobre equipamentos fotográficos mas com o aumento do interesse de muitos em adquirir novas lentes resolvi fazer um pequeno teste particular entre duas espetaculares lentes da Nikon. No caso foram colocadas a prova minha antiga 70-200 VR f2.8 contra a sua atualização VRII.
     A princípio posso dizer que são iguais, tem quase o mesmo peso, quase o mesmo tamanho, mas desta forma é que a atualização se apresenta, com pequenas modificações.
     Bom, se voltarmos no tempo esta é a quinta lente deste range produzido pela Nikon. A primeira foi a 80-200 f2.8 ED; apresentada na Photokina de 1978 ela trazia inovações como o colar de tripé rotativo como é utilizado até hoje e um duplo anel. A produção desta lente foi muito pequena e não chegou a ter uma escala  mundial de vendas. A segunda foi novamente uma 80-200 f2.8 ED mas desta vez ela veio somente com um anel. O diâmetro da lente era de 95mm (isto mesmo, 95mm!) e novamente as vendas não foram muitas, o ano era 1982. Já a sua sucessora foi um sucesso de vendas e se chamava AF 80-200 f2.8 ED. Sem muitas alterações óticas foi a primeira desta linha a ter o autofoco e ter o diâmetro da boca de 77mm como o padrão de hoje das melhores lentes da marca, as primeiras foram vendidas em 1987. Já em 1992 apareceu a AF 80-200 f2.8 ED IF D. As melhorias foram na ótica e na estrutura da lente que deixou de ter o anel de abertura, ter o foco IF (internal focus) assim possibilitando que o elemento frontal fosse fixo e não rotativo como anteriormente. Logo em seguida (em se tratando de lentes), menos de 3 anos mais tarde também apareceria uma versão desta lente com o design de dois anéis. Esta mudança se solidificou no lançamento seguinte em 1999 com a AF-S 80-200 f2.8 ED IF D que contava com o motor de autofoco que diferente das anteriores não dependia mais do motor de autofoco da câmera e provava ser muito mais rápido. Em 2004 surgiu a primeira AF-S 70-200 f2.8 ED IF D VR que veio cheio de inovações e um design muito mais robusto apesar do seu peso ser inferior a mesma lente de outras marcas. Notou-se um real aprimoramento na qualidade ótica, na velocidade do autofoco, na nitidez entre outras coisas. E por fim chegamos a 2009 com esta que é a mais recente de todas AF-S 70-200 f2.8 ED IF D VRII. A implementação do Nanocoating é uma das melhorias mais significativas desta lente que já é considerada uma das melhores lentes produzidas pela Nikon. Vamos aos testes.
     Meus testes não são nada científicos, fiz alguns testes para verificar e comprovar algumas especificações que me confundiam como a magnificação que passou de 0,16x para 0,12x apesar da distância mínima para foco ter diminuído de 1,5m para 1,4m. Na verdade esta marca é aproximada, ficamos com 1,4m com a antiga e 1,3m aproximadamente para a nova.
     O Nanocoating fez muito bem a esta lente trazendo um pouco mais de nitidez (que só pode ser notada por especialistas) e um tratamento anti-flare muito eficaz, talvez por isto reduziu-se o tamanho do parassol. Outra mudança nítida foi a diminuição da vinheta mesmo nas maiores aberturas.

Em 2.8 ambas apresentam qualidade e nitidez fora do comum. Note que a VR apresenta mais vinheta que a VRII.

Em f5.6 talvez tenha o melhor resultado em termos de qualidade e nitidez. Note que em 135 a magnificação começa a ser mais notável em favor da VR.


Em 200mm a VR tem uma maior magnificação o que representa que apesar da distância mínima para foco sermais longa em 10cm, a representação da imagem é mais "ampliada" em relação a na nova VRII.


No contraluz ambas são excelentes mas a nova VRII é melhor graças ao nanocoating e sua capacidade de "segurar" melhor flares.



     Enfim na avaliação final a nova lente passa com louvor, mas não se preocupe se você assim como eu possui a versão antiga, ela ainda é capaz de lhe fornecer um excelente rendimento e a troca pelo modelo mais novo deve ser muito bem pensada pois talvez o preço para se vender uma lente como esta não compense o novo investimento. Eu ainda vou seguir com a minha por algum tempo. Para quem ainda não tem e pretende adquirir, vale cada centavo a mais nova lente dos sonhos da Nikon.

     ps. Os testes foram realizados no estúdio da Escola ATEC. Obrigado a Alexandre Shimada pelo empréstimo da 70-200 VRII. A câmera utilizada foi uma Nikon D700. As imagens foram capturadas em RAW e gerenciadas no Lightroom, depois o texto foi anexado no Photoshop CS4 e não foi aplicado nenhuma nitidez via software.
Para quem quiser baixar todas as fotos do teste, eis aqui o link: fotos do teste nikon 70-200

  • Share:

You Might Also Like

4 comentários