Feliz iMac Novo!

By Marcio Saiki - janeiro 13, 2010

Começou o ano e já não estava mais agüentando uma certa lentidão que meu computador estava apresentando. Apesar do novo sistema operacional Windows 7 estar rodando bem estável, o meu Pentium D 3Ghz já nao estava tão bom quando eu tinha que ficar muito tempo com softwares tipo o Lightroom e Photoshop rodando. Por isso resolvi que já era hora de dar um upgrade no equipamento de pós-producao pois tenho certeza que tanto para fotografia quanto para outras áreas é essencial ter um equipamento rápido e confiável. Assim como câmera e lentes tem tempo estimado de vida útil, o computador também tem e esta atualização também deve estar presente dentro do seu orçamento de trabalhos no quesito atualização de equipamentos. Após 3 anos completos de uso chegou a hora de atualizar todo o sistema.
Minha primeira opção era trocar apenas as partes internas do antigo PC, a segunda era realmente montar um PC novo ou comprar um montado e a última opção mudar de sistema operacional e adquirir um iMac.
Procurei em me basear nos valores reais, valores agregados e nas vantagens e desvantagens das 3 opções. Como não tinha uma base de comparação simples, fiquei muito tempo para decidir até que comecei a tomar como base o novo iMac i5 de 27".
Cotei as seguintes peças: Intel Core i5 750s BOX - 26,970; Placa-mãe Gigabyte GA-P55-UD5 - 19,800; Memória RAM DDR3 PC3-8500 2x2GB - 9,300; Placa de video ATI 4850 HD - 11,980; HD 1 TB SATA 300 - 9,000; Keyboard Bluetooth CXD-00021 - 6,700; Mouse Bluetooth - 3,500; DVDRW - 3,270; Case HT-2000 - 14,800; Windows 7 Ultimate - 32,000; Monitor 27" IPS - ?????????.
Primeira opção: 76,950
Segunda opção: 127,020 + monitor
Terceira opção: 198,800

A única e grande vantagem da primeira opção é o preço, tendo que manter o mesmo teclado, mouse, monitor, torre e drives.
Com a segunda opção a vantagem de preço se vai, mas teria a vantagem de ter dois pcs e manter o mesmo OS que estou acostumado. O problema que comparando a segunda e terceira opção está em encontrar um monitor compatível, O monitor do iMac é um 27" de tecnologia LED e painel IPS. Algo semelhante são os painéis da Eizo da série Coloredge como por exemplo o ColorEdge CG242W-BK que custa em torno de 180,000 e tem 24 " tornando a segunda opção mais cara que a terceira. Os painéis dos monitores comuns são de tecnologia TN, que é barata mas não é apropriada para quem trabalha com imagem, saiba qual tipo de painel do seu monitor consultando o site do fabricante ou aqui. A vantagem deste monitor é que não é tão reflexivo e já vem com um calibrador de monitores.
A terceira opção é a aparentemente mais cara porém a que eu escolhi por algumas vantagens. Primeiro porque assim mantenho dois computadores, tornando o novo minha nova estação de trabalho. A segunda grande diferença é o aspecto clean e sem fios, é muito mais prazeroso trabalhar num ambiente limpo. A terceira vantagem é o rendimento dos softwares de edição de imagem neste OS, o processamento parece mais rápido e deve tornar meu fluxo de trabalho mais dinâmico. A tela de 27 polegadas é certamente outra grande vantagem, trabalhando com o Lightroom quando você abre a biblioteca consegue ver muitas miniaturas e com muito mais detalhe, ou pode abrir o Lightroom e o Photoshop na mesma tela. Há outras diversas vantagens embutidas ao SO, mas deixarei de falar sobre isto pois considerarei apenas meu fluxo de trabalho.
A desvantagem também vem da tela, apesar de sua performance, sua resolução e tamanho; a tela glossy é muito brilhante, mas que pode ser resolvida por um filme anti-glare como os da Radtech ou Micro Solutions que garantem nenhuma perca de qualidade. Comparando com a segunda opção a desvantagem é a ausência do calibrador, mas que pode se tornar vantagem visto que posso adquirir um calibrador a parte como o Spyder ou como os da Colormunki que também tem um espectrofotômetro incorporado.

Feita a escolha do modelo, vamos a pesquisa de preço: A opção via internet aparentemente era a mais barata custando 185,000 + frete, porém não havia a possibilidade de trocar o teclado japonês pelo inglês sem ter que passar pela espera de um mês. A entrega imediata também não era possível, sendo o prazo de entrega de aproximadamente 15 dias. Na loja Biccamera o preço era o mesmo da loja Apple 198,800 mas com a vantagem de ganhar 5% em pontos da loja que depois poderiam ser convertidos em ienes numa próxima compra, mas o problema do teclado persistia e o tempo de entrega também. Decidi pela compra na própria Apple de Nagoya pois me ofereceram o teclado US a mais sem custo nenhum, a entrega poderia ser imediata mas pedi que enviassem para minha casa o que também não me custou nada e de brinde ainda ganhei a assinatura de 1 ano do MobileMe que custa 9,800.

Fotos durante o unpacking e instalação.

 Um único cabo.

Foram dois pacotes entregues pelo Takyubin KuroNeko.

O pacote de serviços .Mac agora é MobileMe.


Adios!


  • Share:

You Might Also Like

8 comentários