Little Planet

By Marcio Saiki - novembro 07, 2009

Bom, apesar de photoshop não ser exatamente a minha área, a pedidos da aluna Renata que eu sempre chamo de Rebeca, mas tudo bem... pois também às vezes chamo a Rebeca de Renata, resolvi postar um tutorial básico sobre como criar esses pequenos planetas.
O primeiro passo é identificar ou fazer uma boa foto para isto. Uma boa foto num Grande Plano Geral é aconselhável. Também que a paisagem seja com um céu bem bonito, se possível construções como prédios ou pontes reforçando os desenhos da fotografia ajudam a realizar uma boa imagem final. Escolhida a foto, abra-a no Photoshop.
Em geral as melhores situações são as de fotos de paisagem mas eu reconheço que fotografo muito pouca paisagem e vamos ver como fica se a foto for feita dentro do metrô. Como será o resultado final?!








Eu utilizo o Photoshop CS4, mas é possível fazer através deste tutorial até mesmo com o CS.















 A primeira coisa a fazer é ver se o lado direito está horizontalmente alinhado com o esquerdo. Clique em View, Show e depois em Grid. Aparecerá o grid conforme a imagem ao lado:





.

Compare as linhas, o chão, os objetos, pois tudo que está do lado esquerdo vai se unir ao lado direito. Se estiver tudo ok prossiga. Se não estiver tente alinhá-los. Há várias maneiras como usando o Vanishing Point ou Liquify ou mesmo uma simples rotacionada na imagem.
Bom, agora vamos redimensionar a imagem. Primeiramente iremos achatá-la. Eu coloquei em Height um valor próximo a metade do original. Clique em Image e Image Size. Deixe desmarcado as caixas Constrain Proportion e Scales Styles.








 Feito isso vamos rotacionar em 180 graus a foto. Vamos deixá-la de cabeça para baixo. Clique em Image, Image Rotation e 180°. Bom agora a imagem está assim:















Agora vem o ¨arredondamento¨. Clique em Filter, Distort e Polar Coordinates. Uma caixa assim irá se abrir:





 





Deixe selecionado Rectangular to Polar e dê ok. Bom, já está quase lá. Feito isso, retorne a imagem para o sentido original. Clique em Image, Image Rotation e 180­°.








Note que esta imagem ficou com alguns defeitos na junção; culpa de eu ter não feito rigorosamente um ajuste anterior. Bom, vou me contentar a fazer um ajuste depois, porque isto é só um Tutorial.. rs.
Agora, vamos voltar a redimensionar a imagem. Clique em Image e Image Size, desta vez deixe tanto Height como Width com valores iguais e pronto já terá seu pequeno planeta.


  • Share:

You Might Also Like

1 comentários