Bons fotógrafos de casamento

By Marcio Saiki - setembro 28, 2009


Gene Higa

A fotografia de casamento ou eventos sociais em geral é com certeza das que menos me agrada. Primeiro porque há sempre o rótulo de ser fotógrafo de casamento, o que em alguns casos é ruim. Muitos maus fotógrafos sobrevivem nesta área, muitas vezes o marketing é bem mais importante que um produto de qualidade.
Porém há muitos bons fotógrafos de casamento neste mundo, principalmente nos Estados Unidos. No Brasil, a fotografia de casamento também tem seus bons e maus profissionais e lob garante a sobrevivencia de maus fotógrafos. No Japão a coisa é igual ou pior. Até hoje não vi algo me deixasse realmente entusiasmado com a técnica ou nível dos profissionais, coisa que já vi no Brasil acontecer.
Não sei se é por causa da cultura ou a forma de trabalho que se emprega nestes eventos que parece uma indústria, onde os mais naturais sorrisos são tão naturais quanto os seios da Sabrina Boing Boing.
Um evento como um casamento proporciona ao bom fotógrafo a condição de trabalhar com o sentimento que está presente no momento aliado à sua técnica e cultura, creio ser estes dois últimos os grandes diferenciais de quem faz fotos de casamento e quem faz boas fotos de casamento. Tenho absoluta certeza que um fotógrafo sem técnica perde muitas fotos por simples detalhes, e sendo os detalhes parte muito importante do acontecimento fazem o seu serviço inferior ao de um bom fotógrafo.
É como comparar um cowboy do velho oeste e um atirador de elite. Ambos podem acertar um alvo, mas uma agulha somente um é capaz.
Não sendo eu um fotógrafo de casamento é melhor deixar exemplos de fotógrafos que aprecio.

Joe Buissink - Precisa dizer alguma coisa? Um dos melhores do mundo na atualidade.
Jeff Ascough - Me dou ao prazer de ficar horas apreciando seu trabalho.
Kevin Kubota - Este nikkey residente nos EUA alia técnica e sentimento como poucos.
Gene Higa - Outro nikkey americano que traduz com requinte os sentimentos de uma celebração.
Cliff Mautner - Suas fotos lhe dirão mais que qualquer coisa que eu escreva.
Ben Chrisman - Um fotógrafo jovem e com estilo atual circulando por linguagens da fotografia.
Jim Garner - Mais um que fotógrafo que não se limita a fotografar sorrisos...
Christian Oth - O trabalho com o New York Times Magazine ajudou a trazer algo a mais a fotografia de casamento deste fotógrafo.

Vale a pena conferir:
Nu Visions
La Cour
Karen Wise
Denis Reggie
Bambi Cantrell
Jerry Ghionis
Alisha and Brook Todd
Jose Villa
Benny Liew
etc... ajudem-me a compor uma lista maior!

Wedding Photojournalist Association
Poucos brasileiros conseguiram entrar para esta associação, onde estão os melhores fotógrafos de casamento do mundo, Leandro Nunes é um deles:
Leandro Nunes . E ajudou a abrir portas para fotógrafos como Marcelo Brunno . Note que na associação há mais de uma dezena de fotógrafos do Brasil e nenhum do Japão.


Jeff Ascough


Jim Garner


Jose Villa

Conforme as dicas do Marcelo Macedo:
Yervant Zanazanian
Vinícius Matos
Vanessa Freire
Nellie Solitrenik
Marcos Andreoni


Algum mais?!

  • Share:

You Might Also Like

12 comentários